Três formas de encaixar um treino no seu dia a dia
1. Programe o alarme para tocar 30 minutos antes.
Pode parecer uma dica óbvia, mas não há dúvida de que é necessária muita motivação para não desligar o despertador e voltar a dormir.
- O próximo conselho pode parecer estranho, mas funcionou comigo. Durante as primeiras semanas, amarre um conjunto de treino à cama ou coloque a roupa de treino com os ténis ao lado da cama. Quando o alarme tocar, vista o equipamento e comece a treinar.
- Treinar em casa ou perto de casa é a melhor forma de começar, porque elimina as desculpas de ter que se inscrever num ginásio ou ter de se deslocar a qualquer lugar. É claro que treinar junto à praia ao amanhecer é maravilhoso mas, a realidade é que provavelmente o dia a dia não nos dá tempo para isto e precisamos terminar os exercícios físicos o mais cedo possível.
- À medida que o corpo se ajusta à hora de acordar, antecipe o horário por mais 10 minutos, para que possa realmente ter tempo para fazer tudo com mais calma antes de sair.
2. Coloque a roupa de treino numa mochila e leve-a para o trabalho.
Se não é uma pessoa matutina, então é hora do Plano B: a hora do almoço. Agende o treino como se fosse uma ida ao dentista ou ao cabeleireiro. É engraçado que não colocamos de parte cortar o cabelo, mas quando se trata do nosso bem-estar, geralmente deixamos o assunto de lado.
- Convide um colega de trabalho a juntar-se a si, assim terá uma motivação extra para não saltar nenhuma sessão.
3. Divida o seu treino em segmentos menores.
Se é muito difícil conseguir dedicar um total de 30 minutos seguidos, então procure dividir o tempo em três segmentos mais pequenos. Não há qualquer problema em acumular os treinos ao longo do dia.
- Esta dica funciona especialmente bem para as mães que estão em casa com crianças pequenas, porque encaixar um treino de 10 minutos enquanto cuida de uma criança é um objetivo realista.
- Se trabalha num escritório passa o dia todo sentado, tente dedicar 10 minutos para se esticar ou caminhar pelo escritório. Pode melhorar o seu nível de energia e aumentar a sua concentração.
Fazer que uma atividade se torne parte do seu dia a dia, em vez de uma obrigação, facilita o percurso para se alcançar os objetivos propostos.
Quando decidi deixar de usar desculpas e dedicar o meu tempo diário a fazer exercício, consegui progredir rapidamente para um nível superior. Ser ativa passou a ser algo que acontece naturalmente, em vez de ser algo que acontece por obrigação. As pessoas até começaram a elogiar-me pela energia extra que passei a transparecer.
Assista aqui a mais de 60 vídeos com dicas para os seus treinos